sexta-feira, maio 02, 2014

Almôndegas Suecas (Swedish meetballs)



Ingredientes (24 unidades aproximadamente)
250gr. carne de porco picada
250gr. carne de vaca picada
1 cebola pequena picada
1 alho picado
1 ovo
1 pão de centeio pequeno (60gr. aprox.)
Molho Inglês
Azeite
6 grãos pimenta Jamaica
Sal
Pimenta
 (para o molho)
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de farinha
1 caldo de carne (variedade Natura)
400ml de água
4 colheres de sopa de leite

Preparação
Aloura-se a cebola e o alho picado num fio de azeite até amolecerem mas sem refogar, junta-se às carnes picadas. Adiciona-se o pão de centeio triturado na picadora ou robot de cozinha, o ovo, umas gotas de molho Inglês, a pimenta da Jamaica desfeita e o sal e pimenta. Mistura-se tudo muito bem com as mãos (é aconselhável calçar umas luvas) e moldam-se pequenas almôndegas que devem repousar cerca de 30 minutos no frigorífico. Colocam-se num tabuleiro forrado com papel vegetal e levam-se ao forno (pré-aquecido a 200.º) 20 a 30 minutos (até estarem cozinhadas).
Molho
Derrete-se a margarina com a farinha e deixa-se cozinhar um pouco até ganhar cor. Desfaz-se o caldo de carne em água bem quente e vai-se adicionando aos poucos à farinha mexendo sempre para não criar grumos. Acrescenta-se o leite e deixa-se cozinhar em lume brando 15 minutos aproximadamente (se entretanto o molho criar alguns grumos pode-se sempre passar com a varinha mágica).
Geralmente as almôndegas suecas são acompanhadas de puré de batata. Estas foram acompanhadas de puré de inhame (uma alternativa mais saudável à batata) que é confeccionado como o puré tradicional..







Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...