sexta-feira, junho 06, 2014

Frango assado com queijo halloumi e limão (Roasted chicken with halloumi cheese and lemon)



Ingredientes
2 pernas de frango inteiras (sem pele)
100gr. de queijo haloumi (dividido em 4 fatias)
3 pedaços de limão em conserva (ou raspa de limão)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de mel
6 hastes de tomilho

Preparação
Coloca-se o frango e as fatias de queijo num tabuleiro refractário. Corta-se o limão em conserva (descartando a polpa) em tiras finas e distribui-se por cima da carne e do queijo. Distribuem-se também as hastes de tomilho. Mistura-se bem o azeite e o mel e regam-se os alimentos do tabuleiro. Leva-se ao forno pré-aquecido a 180.º durante 30 minutos aproximadamente. Este foi ainda acompanhado por uma salada de rúcula, tomate e pistácios temperada com uma redução de vinagre balsâmico.  


NOTA 1
O queijo haloumi é um queijo de origem Cipriota também popular na culinária da Grécia e do Médio Oriente. É proveniente de uma mistura de leite de cabra e de ovelha e tem como característica principal ter um alto ponto de fusão, sendo por isso excelente para assar, fritar ou grelhar.

NOTA 2
Para saber como fazer limões em conserva ver a etiqueta "Conservas".

NOTA 3
Para fazer a redução de vinagre balsâmico leva-se 2,5dl de vinagre balsâmico ao lume forte. Quando começar a ferver, reduz-se para lume brando e deixa-se fervrilhar até reduzir o volume para cerca de 1/5 (deverá demorar 15 a 20 minutos mas não é um tempo exacto). A redução pode depois ser guardada no frigorífico num frasco bem tapado para usar noutras alturas.





Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...