segunda-feira, novembro 17, 2014

Risotto de espinafres com abóbora e cogumelos (Spinach, pumpkin and mushroom risotto)



Ingredientes (2 / 3 doses)
150gr. arroz arbóreo
5 cubinhos de espinafres congelados
1 punhado de mistura de cogumelos congelados
4 pedacinhos de abóbora manteiga assada
1lt. de caldo vegetais (variedade Natura)
1dl. vinho branco
2 colheres de sopa de parmesão ralado
1 cebola média
1 dente de alho
Sal
Pimenta preta
Noz-moscada
Lascas parmesão
Metades de noz

Preparação
Leva-se ao lume um fio de azeite com a cebola e o alho picados miudinhos. Deixa-se alourar e juntam-se em seguida os espinafres e os cogumelos (descongelados e picados) envolvendo bem e deixando cozinhar até evaporar a água que possam largar. Tempera-se com o sal, pimenta e noz-moscada acrescentando em seguida o arroz. Quando estiver bem envolvido nos legumes junta-se o vinho deixando ferver até evaporar. Em seguida junta-se uma concha bem cheia de caldo de legumes, deixa-se cozinhar em lume brando mexendo frequentemente até evaporar. Na altura acrescenta-se uma nova concha de caldo. repetindo o processo até até que o arroz esteja cozido (cerca de 25 minutos). Antes de fazer a última adição de caldo acrescenta-se a abóbora assada cortada em cubinhos. Por fim, quando o arroz estiver cozido adiciona-se o parmesão ralado, incorpora-se bem e serve-se de imediato polvilhado com as lascas de parmesão e as nozes em metades.


NOTA
Este risotto foi feito para aproveitar diversas sobras que existiam no frigorífico e não é imperativo que a abóbora seja assada. No caso de se utilizar abóbora crua deve juntar-se em simultâneo com os espinafres e os cogumelos.
É muito importante que o caldo de legumes esteja a fervilhar em lume brando enquanto se adiciona ao risotto.
Se eventualmente não se utilizar todo o caldo de legumes pode congelar-se (nos sacos para fazer cubos de gelo é o ideal) para utilizações futuras.







Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...