sexta-feira, janeiro 16, 2015

Magret de pato com espinafres salteados e arroz de cogumelos (Duck breast with sautéed spinach and mushroom rice)



Ingredientes (2 doses)
1 peito de pato (cerca de 300gr.)
Sal
Pimenta preta

2 chávenas (de café) de arroz
4 chávenas (de café) de água quente
200gr. de cogumelos congelados
1/2 cebola média
1 dente de alho
1 molho de coentros
1 fio de azeite
Sal

1 embalagem de espinafres
1/2 dl de azeite
3 dentes de alho esmagados e picados
Sal
Noz moscada
Vinagre balsâmico (a gosto)


Preparação
Começa-se por preparar o arroz. Pica-se a cebola e o alho salteando num fio de azeite. Juntam-se os cogumelos descongelados e escorridos bem como os coentros picados e deixa-se cozinhar por 5 a 6 minutos. Acrescenta-se o arroz que se envolve bem e deixa-se "fritar" 1 a 2 minutos. Em seguida acrescenta-se a água quente, tempera-se de sal e deixa-se o arroz cozinhar cerca de 11 minutos (até ficar macio mas ainda "al dente").
Com uma faca bem afiada golpeia-se a pele do pato (formando losangos) e tempera-se com sal e pimenta preta. Aquece-se bem uma frigideira anti-aderente e quando estiver bem quente coloca-se lá dentro o peito de pato com a pele para baixo. Deixa-se cozinhar por 8 minutos em lume médio. Ao fim dos 8 minutos vira-se o peito de pato e deixa-se cozinhar mais 5 minutos do lado da carne. Retira-se da frigideira e deixa-se repousar enquanto se salteiam os espinafres.
Aquece-se o azeite com o alho. Juntam-se os espinafres e quando começarem a "murchar" temperam-se com o sal, noz moscada e umas gotas de vinagre balsâmico.
Serve-se o peito de pato cortado em fatias finas sobre os espinafres acompanhado pelo arroz de cogumelos.


NOTA
É muito importante não cozinhar o peito de pato em demasia. Depois de repousar deverá ter um tom ainda rosado (60º. de temperatura interna) mas sem escorrer sangue.







Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...