quarta-feira, fevereiro 11, 2015

Entrecosto Asiático (Asian spare ribs)



Ingredientes (4 doses)
750gr. de entrecosto
Sal qb
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de mirin
2 colheres de sobremesa de óleo de sésamo
1 colher de sobremesa de gengibre em pó
1 colher de sobremesa de alho em pó
1 colher de sobremesa de sriracha (ou outro molho à base de pimenta como o Tabasco)
1 colher de sobremesa de 5 especiarias chinesas (chinese 5 spices)
Sementes de sésamo
Sumo de limão
Batata doce

Preparação
Coloca-se a carne num saco plástico e adicionam-se todos os ingredientes da marinada excepto as sementes de sésamo e o sumo de limão. Fecha-se o saco e deixa-se repousar uma horas (idealmente de um dia para o outro) no frigorífico.
Retira-se a carne da marinada coloca-se no fundo de um tabuleiro. Rodeia-se com batata doce cortada em cubos, rega-se com a marinada, polvilha-se com as sementes de sésamo e cobre-se com película de alumínio. Leva-se ao forno pré-aquecido a 180.º durante 40 minutos. Ao fim desse tempo retira-se a película de alumínio e deixa-se cozinhar por mais 20 minutos. Retira-se do forno, cobre-se novamente com a película de alumínio e deixa-se repousar cerca de 15 minutos, Rega-se com sumo de limão e está pronto a servir. Este foi ainda acompanhado por espargos cozidos a vapor regados depois com um pouco do molho da assadura da carne.


NOTA
As "chinese 5 spices" nem sempre são fáceis de encontrar no supermercado mas são extremamente simples de fazer em casa. Juntam-se 3 estrelas de anis, 1 colher de sopa de pimenta preta em grão, 1 colher de sopa de sementes de funcho e 1 colher de sopa de cravinho. Tostam-se ligeiramente numa frigideira, acrescenta-se 1 colher de sopa de canela e tritura-se tudo num moinho de especiarias ou robot de cozinha.







Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...