segunda-feira, fevereiro 22, 2016

Empadão de peixe (com puré de brócolos e batata doce) (Fish pie with brocolli and sweet potato mash))



Ingredientes para (3 / 4 doses)
1/2 kg de brócolos
1 batata doce média
400gr. de filetes de pescada
1 alho francês em rodelas finas
1 alho picado
1 lata de cogumelos fatiados pequena
1/2 lt. de leite magro
2 colheres de sobremesa de farinha
1 colher de chá de manteiga
1 casquinha de limão
1 colher de café de cravinho
1 colher de café de pimenta preta em grão
1 ovo
Azeite
Sal
Pimenta preta
Noz moscada
Queijo parmesão ralado

Preparação
Separam-se os brócolos em floretes e cozem-se em água juntamente com a batata e um pouco de sal. Escorrem-se bem e reservam-se.
Colocam-se os filetes num tachinho, adiciona-se o leite, um pouco de sal, a pimenta em grão, o cravinho e a casca de limão levando a cozer por 10 minutos. Ao fim desse tempo retiram-se do lume, colocam-se num prato para arrefecer e coa-se o leite.
Com o auxílio de um esmagador de batatas esmagam-se as batatas e os brócolos levando de novo ao lume. Junta-se então a manteiga e noz moscada mexendo bem. Acrescenta-se um pouco do leite onde se cozeu o peixe até o puré obter a consistência desejada. Retira-se do lume e reserva-se.
Noutro tacho coloca-se um pouco de azeite, o alho francês em rodelas e o alho picado deixando alourar. Em seguida adicionam-se os cogumelos escorridos e o peixe que entretanto se desfez em lascas. Deixa-se saltear um pouco. Polvilha-se com a farinha, envolve-se bem e rega-se com parte do leite da cozedura até formar um creme. Tempera-se com um pouco de noz moscada e retira-se do lume.
Por fim monta-se o empadão colocando uma camada de puré no fundo de um recipiente refratário, em seguida o creme de peixe e terminando com outra camada de puré. Finalmente pincela-se a superfície com o ovo batido e polvilha-se com queijo parmesão ralado na hora. Leva-se ao forno pré-aquecido (160.ºC) uns minutos para gratinar. Serve-se acompanhado por uma salada verde.


NOTA
Caso sobre creme de peixe pode-se congelar e aproveitar para fazer uns pasteis de peixe mais tarde.







Agora também no Facebook






Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...