sexta-feira, agosto 12, 2016

Chamuças de vegetais com raita de pepino (Oven baked vegetable samosas and cucumber raita...)


Ingredientes (6 chamuças)
1 batata doce pequena
1 chávena de ervilhas
1 cenoura pequena
1 cebola pequena
1 colher de sobremesa de caril em pó
1 colher de café da garan masala (opcional e caso se goste de sabores fortes e picantes)
4 folhas de massa filo
Azeite qb
Sal qb
1 clara de ovo
4 a 6 colheres de sopa de água
(para o molho)
1 iogurte natural
1/2 pepino
Sumo de limão qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Cominhos qb

Preparação
Corta-se a batata doce em cubinhos pequenos, a cebola em meias luas e rala-se a cenoura. Coloca-se um fio de azeite numa frigideira anti aderente e salteiam-se os legumes (incluindo as ervilhas). Quando os legumes começarem a amolecer polvilham-se com o caril e o garan masala e temperam-se com um pouco de sal. Junta-se a água, tapa-se a frigideira e deixa-se cozinhar em lume muito brando até que os legumes estejam cozinhados (10 minutos no máximo). Convém ir vigiando a cozedura pois pode ser necessário acrescentar mais água, no entanto a água serve apenas para cozinhar e no final deve ficar uma mistura "seca". Deixa-se arrefecer completamente. Com o recheio já frio estendem-se as folhas de massa filo e cortam-se em 3 tiras cada folha. Usando 2 tiras de massa sobrepostas para cada chamuça coloca-se um
pouco de recheio numa ponta enrolando depois a tira em formato de triângulo ao longo da tira até terminar a tira de massa. Pincela-se cada uma das chamuças com a clara de ovo e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) durante 20 minutos aproximadamente (até que as chamuças estejam douradas e estaladiças).
(para o molho)
Coloca-se o iogurte numa taça, abre-se o pepino em duas partes, retiram-se as sementes e rala-se, juntando com o iogurte. Tempera-se com o sal, pimenta, sumo de limão e os cominhos envolvendo tudo muito bem. Deve repousar 1 a 2 horas no frigorífico antes de servir para "abrir" os sabores.
Servem-se as chamuças mornas acompanhadas pelo molho.








Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...