quarta-feira, outubro 11, 2017

Arroz de pato invertido (Inverted duck rice)


Ingredientes (4 doses)
4 pernas de pato
1 chávena (240ml capacidade) de arroz vaporizado (pode usar-se outro tipo de arroz)
75gr. de bacon (aprox.)
75gr. de chouriço de carne (aprox.)
1 cenoura pequena
1 cebola média
6 cravinhos
Pimenta preta em grão qb
Sal qb
4 dentes de alho
Azeite qb
Queijo ralado (opcional)
Cebolinho fresco para polvilhar

Preparação
Retiram-se as gorduras supérfluas das pernas de pato e colocam-se numa panela com água, sal, o chouriço, o bacon, a cenoura, a cebola, a pimenta e o cravinho.Deixa-se cozinhar até que o pato esteja macio deixando em seguida que tudo arrefeça dentro da panela.
Quando tudo já estiver frio coa-se a água da cozedura que se reserva. Corta-se a cenoura, o bacon e o chouriço em cubinhos e reservam-se. Separam-se as pernas das coxas do pato e reservam-se também.
Leva-se ao lume um tacho com um pouco de azeite, os dentes de alho esmagados, o chouriço e o bacon. Quando o alho começar a dourar retira-se do azeite e deita-se fora deixando que o chouriço e o bacon alourem um pouco mais. Em seguida junta-se o arroz, envolve-se bem e deixa-se fritar um pouco. Por fim acrescenta-se o caldo da cozedura do pato (dobro da quantidade de arroz) e deixa-se cozer cerca de 15 minutos (o arroz termina de cozer no forno). Com o arroz já cozinhado acrescenta-se a cenoura em cubinhos e envolve-se bem. Coloca-se num tabuleiro de forno e distribuem-se as pernas de pato por cima. Polvilha-se com um pouco de queijo ralado e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) até que fique douradinho (15 a 20 minutos aproximadamente). Retira-se do forno, polvilha-se com o cebolinho fresco picado e está pronto a servir acompanhado de uma salada verde.


NOTA
Baptizei a receita de "arroz de pato invertido" porque normalmente o arroz de pato é feito com o pato desfiado e envolvido no arroz e o bacon e o chouriço ficarem por cima do arroz ao contrário desta versão.



Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...