quarta-feira, fevereiro 21, 2018

Strudel de bacalhau e ameijoas (Salted codfish and clams strudel)


Ingredientes (2 doses)
2 folhas de massa filo
1 posta de bacalhau pequena
1/2 chávena de miolo de amêijoa congelado
200gr. de espinafres frescos
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher de sopa de farinha
Açafrão qb
Leite qb
Azeite qb
Sal qb
Pimenta qb

Preparação
Coloca-se o bacalhau e o miolo de amêijoa num tacho não muito grande, cobre-se com leite e cozinha-se até o bacalhau estar macio (6 / 7 minutos aprox.). Quando o bacalhau estiver cozido coa-se o leite, reserva-se e deixa-se arrefecer um pouco o bacalhau o suficiente para o conseguir lascar.
Leva-se ao lume um tacho com um pouco de azeite, a cebola cortada em meias luas finas e o alho picado. Quando a cebola começar a amolecer juntam-se os espinafres lavados e bem escorridos e deixam-se cozinhar até largarem toda a água. Junta-se então o bacalhau e as amêijoas e envolve-se bem. Em seguida polvilha-se com o açafrão, junta-se a farinha, tempera-se com o sal e a pimenta (o sal pode não ser necessário, depende muito do bacalhau) e volta a mexer-se para envolver bem. Por fim junta-se o leite da cozedura do bacalhau em fio até obter um creme suave mas não muito líquido. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer completamente.
Com o creme já completamente frio cortam-se as folhas de massa filo ao meio de modo a ficar com 4 folhas mais pequenas e sobrepõem-se pincelando cada uma com um pouco de azeite. Coloca-se o creme de bacalhau ao longo da ultima camada, dobram-se ligeiramente as extremidades e enrola-se a massa cuidadosamente tendo o cuidado de deixar a abertura para baixo. Com uma faca bem afiada fazem-e alguns cortes ao longo do rolo (para deixar o vapor sair), pincela-se uma última vez com azeite e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) num tabuleiro forrado com papel vegetal cerca de 25 minutos (ou até que a massa se apresente dourada e estaladiça). Deve ser consumido morno.




Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...